terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ivan Cardoso: O Mestre do Terrir (Coleção Aplauso)




O cineasta, fotógrafo e artista plástico Ivan Cardoso, recentemente biografado pelo pesquisador de cinema Remier Lion para a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, participa de uma sessão de autógrafos do livro "Ivan Cardoso - O mestre do Terrir" no dia 20 de agosto de 2009, no Museu Afro Brasil, na abertura de duas exposições sobre sua obra - "Fotoivanfotografias - Curiosidades de vidas irregulares" e "Raul Seixas - O Prisioneiro do Rock".

Criada em 2004, a Coleção Aplauso traça o perfil de dramaturgos, atores, atrizes e diretores de televisão, cinema e teatro e também publica roteiros cinematográficos e peças de teatro. A Imprensa Oficial consegue com a coleção por fim à tão comentada falta de preservação da memória nacional, lançando livros com informações que corriam o risco de se perder por falta de recursos, interesse comercial e até pela inexistência de uma política voltada para resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

O perfil dos personagens biografados pela Coleção Aplauso é fruto de várias entrevistas colhidas por jornalistas experientes, que tiveram a tarefa de escrever o texto em primeira pessoa - o que confere aos livros o caráter de um relato autobiográfico. O resultado, um retrato profundamente humano de homens e mulheres que deram sua vida para a arte, podem ser conferido por estudantes, pesquisadores e o público em geral. "Os resultados obtidos ultrapassam simples registros biográficos, revelando ao leitor facetas que caracterizam também o artista e seu ofício", diz Hubert Alquéres.

Documentário em vídeo dirigido por Milton Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário