terça-feira, 4 de setembro de 2012

Domingo de Ramos (Ivan Cardoso, 1981)



Piscinão de Ramos ou Parque Ambiental da Praia de Ramos é uma área de lazer que consiste em uma praia artificial associada a uma piscina pública de água salgada, instalada no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro.

A piscina foi montada utilizando-se água do mar, para que a população local aproveite-se da orla marítima sem preocupação com a forte poluição que atinge as águas da Baía de Guanabara.

Já chegou a receber 60.000 pessoas em um único fim de semana.

A piscina apresenta problemas de contaminação. Medições realizadas pelo governo do estado e por um instituto independente constataram a presença de 400 e 920 coliformes fecais por 100 mililitros de água, respectivamente.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente considera que praias e rios estão próprios para banho se tiverem até mil coliformes fecais por 100 ml. Mas indica que piscinas não devem possuir qualquer coliforme fecal.

Especulava-se que a culpa seria das pessoas que defecam na água, e foram realizadas campanhas em trios elétricos para convencer as pessoas a abandonarem essa prática.

Os banhistas reclamam da falta de banheiros, que são apenas três para as milhares de pessoas que freqüentam o local.

IVAN CARDOSO foi o primeiro cineasta a filmar o local, muito antes das novelas O Clone, que foi ao ar pela Rede Globo entre 2001 e 2002, e a novela Amor e Intrigas, pela Record.

O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Quem caga nas águas tem a honra de ver o cocô ressuscitando e ressurgindo grandioso das profundezas em direção a superficie, para em seguida andar/boiar sobre as águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário